A meditação em si é bem conhecida por ter efeitos benéficos: como retardar os efeitos fisiológicos do envelhecimento, reduzir a pressão arterial e reduzir o estresse. Foi pensado para ser um processo lento, mas algumas novas pesquisas encontraram um benefício marcante em um grupo que apenas ajustou para a duração de 8 semanas do estudo.

O estudo foi testar o impacto da meditação no comprometimento cognitivo relacionado à idade. 15 pessoas foram inscritas no estudo com idades entre 52 e 77 anos. Todos sofriam de algum tipo de comprometimento de memória, disfunção cognitiva ou doença de Alzheimer. Nenhum deles teve qualquer experiência anterior com meditação ou yoga.

No final do estudo, todos os participantes relataram melhora na memória ou na função cognitiva. Isto foi apoiado por escaneamentos cerebrais, feitos antes e depois, que mostraram mudanças significativas. O estudo em si foi durante um período de 8 semanas e os participantes foram convidados a meditar diariamente por apenas 12 minutos. Então os resultados são produzidos rapidamente.

Este estudo foi um estudo preliminar em pequena escala, presumivelmente não é capaz de tirar conclusões definitivas ou começar a fazer afirmações surpreendentes sobre o poder da meditação, mas eles usaram uma forma de meditação, Kirtan Kriya, que eu não havia encontrado antes. Eu verifiquei e pensei em dar uma chance e ver se eu notei algum efeito.

Um dos problemas da meditação regular é que não é muito divertido. Esta é uma das razões pelas quais eu comecei a criar CDs de meditação para tornar o processo muito mais agradável. O fator tédio também é outra das razões pelas quais é difícil notar quaisquer benefícios que você possa obter com a meditação. É fácil fazer algo quando seu corpo lhe dá um feedback positivo imediato. Não é tão fácil quando tudo que você consegue é 10 minutos de relaxamento e durante esse tempo você tem que se concentrar em algo como um mantra ou sua respiração, ao invés de seu mundo de pensamento muito mais interessante.

Agora, quando eu verifiquei os detalhes da meditação Kirtan Kriya, descobri que ela era bem diferente de qualquer outra coisa que eu já havia feito antes, mas imediatamente me depararam com um problema.

Kirtan Kriya é uma meditação de Kundalini Yoga baseada em torno de um canto composto por quatro sons: Sa Ta Na Ma dublado com um longo a um ritmo de cerca de um som por segundo.

Aqui estão as regras:

Sente-se de pernas cruzadas ou em uma cadeira de encosto reto.
Ao cantar Sa, toque nas pontas dos polegares e dedos indicadores.
Enquanto você canta Ta, toque nas pontas dos polegares e do dedo médio.
Enquanto você entoa Na, toque nas pontas dos polegares e dedos anelares.
Enquanto você canta Ma, toque nas pontas dos polegares e dos dedinhos.
Repita este canto em voz normal por 2 minutos.
Repita este canto em um sussurro por 2 minutos.
Repita este canto em silêncio (como pensamentos) por 4 minutos.
Repita este canto em um sussurro por 2 minutos.
Repita este canto em voz normal por 2 minutos.

Você pode ver que isso é um ciclo dentro de um ciclo. O ciclo de contato dedo / polegar se movendo ao redor dos dedos, e o ciclo de alto, silencioso, silencioso, alto e silencioso. Os sons em si são outro ciclo. Sa representa o começo, Ta é vida, Na é morte, Ma é renascimento e regeneração.

Meu problema era como eu tempo os minutos sem quebrar minha concentração para abrir meus olhos para olhar para um relógio ou definir e redefinir um timer. Uma possibilidade era simplesmente meditar de olhos abertos e observar o relógio. Essa era uma possibilidade e eu ia ver se isso funcionaria quando eu encontrasse essa incrível gravação de Wahe Guru Kaur. Então, fiquei à vontade em frente ao computador e comecei a ouvir.

Acho que tenho um bom senso de tempo e achei que devia ter entendido algo errado, ou não era isso que eu precisava, porque o som alto parecia durar muito mais do que dois minutos. Eu estava prestes a parar e desligá-lo quando ele mudou para um sussurro, então fechei os olhos e continuei escutando.

Descobriu-se que esta era uma versão de 30 minutos de uma meditação Kirtan Kriya. 5 minutos em voz alta, 5 minutos de sussurro, 10 minutos em silêncio, 5 minutos de sussurro e 5 minutos em voz alta. E foi muito bom.

A primeira coisa que fiz esta manhã, antes de começar o trabalho, foi ouvir novamente. Isso me deixou com a sensação de que eu quero fazer isso, em vez de fazê-lo. Por que esta faixa de áudio funciona tão brilhantemente e torna a meditação tão fácil é que para as partes mais barulhentas você tem a bela voz de Wahe Guru Kaur para falar junto. Então, qualquer constrangimento em murmurar sons estranhos para si mesmo desaparece completamente. Há também uma faixa de fundo realmente agradável para ouvir. A batida é sincronizada com os sons, para que você não perca a noção do tempo quando chegar ao bit silencioso.

Minha sensação é que essa meditação está trazendo corpo e mente de volta ao equilíbrio. O polegar do dedo tocando com as duas mãos está ativando ambos os hemisférios cerebrais. O canto força a sua respiração em novos ritmos – e a respiração está fortemente ligada a estados emocionais e ao surgimento de emoções negativas. Assim, você pode ver que, mesmo fisiologicamente, ele tem o potencial de ser benéfico sem precisar subscrever quaisquer crenças místicas sobre o poder da meditação – embora você também possa fazer isso se quiser.

Uma busca rápida pela internet revela muitas outras afirmações benéficas feitas para os benefícios dessa meditação em particular, então por que não experimentá-la.